A toxina botulínica, cuja marca mais popular é o Botox (mas existem várias outras), já se tornou a queridinha na dermatologia quando o assunto é corrigir a aparência de linhas de expressão, arquear sobrancelhas, dar um “up” no canto dos lábios e na ponta do nariz, entre outros tantos benefícios.
Porém, a durabilidade de seus resultados ainda gera muitas dúvidas e às vezes até insatisfações.
Quanto tempo o botox deve durar?
A toxina botulínica tem duração esperada de 4 a 6 meses. Em algumas pessoas ele dura menos do que o mínimo esperado, enquanto em outras, ele pode durar bem mais do que os 06 meses estimados pelo fabricante.
O que interfere na duração do botox?
Exposição solar.
Aquele paciente que toma muito sol vai ter a durabilidade do produto reduzida. A substância que dá origem ao produto é sensível ao calor. Por isso, evite exagerar. Proteja-se com filtro solar, chapéu, óculos e roupas com proteção.
Prática de atividade física
Os exercícios físicos fazem muito bem à saúde. Mas você sabia que precisa evitar fazer caretas durante o treino? Isso mesmo! Caras e bocas contraem a musculatura e fazem com que o botox dure menos.
Expressões faciais
Pessoas muito expressivas, geralmente têm os resultados do botox reduzidos. Ao contrair repetitivamente durante o dia a musculatura do rosto, vai diminuindo o efeito da substância. Se você não conseguir controlar essas expressões, com certeza terá de aplicar a toxina botulínica mais vezes ao ano.
Qualidade do produto
Marca e qualidade também interferem muito na durabilidade. Por isso, é essencial buscar um médico especialista em dermatologia para realizar este tipo de procedimento. Pode ter certeza de que um bom dermato utiliza somente bons produtos.
Uso de antibióticos e corticoides
Quando você faz uso destes tipos de medicamento logo antes ou depois da aplicação do botox, pode comprometer a durabilidade do mesmo.
Tabagismo
Fumar faz com que o botox dure por menos tempo. Por isso, se você quer que os benefícios do produto durem mais na sua cútis, deixe o cigarro de lado